Uma cerimônia repleta de emoção marcou a entrega do diploma aos primeiros médicos graduados pela Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – SUPREMA. A colação de grau oficial foi realizada no auditório da instituição, no dia 12 de julho, e representou a concretização do sonho dos 23 jovens que ingressaram no curso em 2018.
O trirriense Maicon Fabello, agora médico, faz parte da primeira turma da faculdade, e se sente preparado para o desafio profissional. “No curso de medicina, conheci uma nova dimensão da vida, que é cuidar das pessoas, e isso me proporcionou amadurecimento e um grande crescimento humano. A Suprema Três Rios oferece uma excelente formação técnica e nos incentiva a priorizar o respeito e a empatia pelo paciente. Após todos os períodos de contato com a prática médica, tenho certeza de que estou preparado.”
Para Maicon, o diploma também possui um significado importante na superação de barreiras. “A medicina surgiu em minha vida como uma oportunidade e me agarrei a ela. Sou negro e minha origem é humilde. Ao me tornar médico, sinto que sou um exemplo de que as pessoas podem chegar onde quiserem. Estou muito feliz e dedico esta conquista à minha mãe e ao meu irmão, que me ajudaram muito, mas também ao meu pai, que faleceu em 2011. A memória dele sempre foi um motivador para mim nesta trajetória, e tenho certeza de que ele estaria muito feliz em me ver médico.”
O diretor geral da Suprema Três Rios, doutor Jorge Montessi, parabenizou os formandos, e ressaltou que esta é uma conquista para a comunidade. A expectativa é que os novos médicos impactem de forma ainda mais positiva a saúde a nível regional nos próximos anos.
“O ensino da Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios é um dos mais conceituados do país. O curso recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação este ano, por isso temos a certeza de que estão chegando ao mercado de trabalho profissionais capacitados e humanizados, preparados para fazer a diferença. A colação de grau da nossa primeira turma também é muito importante para Três Rios, na medida que estabelece o município como uma referência na formação de ensino superior na região Sul Fluminense. Esta é uma conquista de todos, e a trajetória da Suprema e dos nossos estudantes nos enche de orgulho”, destacou doutor Montessi.
Há seis anos, a Suprema chegou a Três Rios, transformando a cultura do ensino superior na cidade, oferecendo oportunidade para uma formação de excelência aos jovens trirrienses e de municípios da região que almejam a carreira médica. A faculdade gerou emprego e renda para a comunidade e trouxe qualidade e agilidade no atendimento de saúde na microrregião, que inclui os municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian e Paraíba do Sul.
Ao longo dos anos, os estudantes de medicina da FCM/TR têm estado integrados aos serviços de assistência nas principais unidades de saúde de Três Rios. Sempre acompanhados pelos preceptores ou professores da faculdade, os estudantes realizam atendimentos diários no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC), UPA, SAMU, Ambulatório de Especialidades, Clínica da Mulher, Posto Central de Saúde e Unidades Básicas de Saúde.
No município de Paraíba do Sul, os acadêmicos de medicina participam dos atendimentos no Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu e no Hospital Nossa Senhora da Piedade (HNSP).
Os estudantes da FCM/TR também contribuem com a promoção da saúde através de projetos de extensão e ações sociais da faculdade. Desde 2018, mais de 3 mil pessoas foram beneficiadas com atendimentos e trabalhos de conscientização e orientação de saúde às comunidades de Três Rios e região, sempre com foco na prevenção.
O diretor de ensino, pesquisa e extensão da FCM/TR, doutor Plínio dos Santos Ramos, foi um dos docentes homenageados pela turma, e fez questão de destacar a importância dos acadêmicos para a consolidação do curso de medicina.
“Vocês foram pioneiros e sempre demonstraram espírito de coletividade. Durante estes seis anos, a primeira turma de medicina teve uma participação importante na consolidação da nossa proposta de ensino inovadora, culminando com o reconhecimento que a instituição recebeu ao ser avaliada com o conceito máximo do MEC este ano. Agradecemos e parabenizamos os novos médicos, e não se esqueçam que vocês são pessoas cuidando de pessoas, e isso fará total diferença no atendimento e na carreira que estão iniciando”, ratificou o doutor Plínio.
A primeira turma de medicina da FCM/TR homenageou o docente Felipe Altino Loçasso que agora passa a ser o nome da turma. A cerimônia de colação de grau oficial contou com a presença dos familiares dos estudantes, autoridades de Três Rios e municípios da região, docentes e colaboradores da instituição.
Suprema Três Rios é referência no ensino da medicina
A Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios foi planejada para ser uma das principais instituições de ensino médico do país. Desde o projeto arquitetônico, metodologia de ensino, corpo docente, infraestrutura e tecnologia, até os convênios com unidades hospitalares e prefeituras para a prática do estudante, tudo foi minuciosamente idealizado para preparar, não apenas médicos prontos para o desafio profissional, mas profissionais éticos e humanistas.
O projeto pedagógico híbrido segue uma nova proposta, utilizando métodos tradicionais e ativos de ensino-aprendizagem, com casos disparadores que integram todas as disciplinas, propiciando um aprendizado baseado no significado com uma intencionalidade pedagógica de onde se quer chegar: a formação integral de profissionais médicos.
A FCM/TR utiliza em 50% de seu conteúdo a metodologia Problem Based Learning (PBL) - Aprendizagem Baseada em Problemas, que elimina toda a monotonia nas atividades e impulsiona a prática.
O Programa Integrador, que faz parte da grade curricular dos estudantes, é uma ferramenta de ensino-aprendizagem que busca, através da experiência, despertar a ética, a humanização e a consciência reflexiva do futuro médico, além de possibilitar ao estudante conhecer a realidade de saúde local e vivenciar a medicina desde o início do curso.
Tudo isso se soma aos laboratórios de última geração, como o Laboratório de Habilidades Profissionais e Simulação Realística, que permite aos estudantes adquirir novos conhecimentos e habilidades em cenários de prática seguros e controlados, que se aproximam da realidade.
Os demais laboratórios de ensino, como Informática, Bioquímica, Microbiologia, Parasitologia, Histologia, Microscopia, Farmacologia, Biofísica, Fisiologia, Anatomia e Técnica Operatória compõem ambientes projetados para um aprendizado de excelência.
Além disso, a biblioteca conta com um acervo bibliográfico e documentário atualizados para os estudantes, garantindo apoio ao ensino, pesquisa e extensão da faculdade.
O corpo docente é outro diferencial da instituição, formado por professores mestres e doutores, o que fortalece a aprendizagem e proporciona alto índice de empregabilidade e reconhecimento no mercado.
Anualmente, são disponibilizadas 50 vagas para o curso de medicina da Suprema Três Rios, sendo cinco destinadas a candidatos contemplados com bolsa integral. Para isso, os estudantes precisam atender a uma série de requisitos, entre eles, ter cursado e concluído o ensino médio em escola pública de Três Rios.
Commentaires