Medicina da SUPREMA de Três Rios está entre os melhores cursos do país, com destaque no Estado do Rio de Janeiro
- Futuro Comunicação
- 5 de mai.
- 2 min de leitura

A Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – SUPREMA (FCM/TR-SUPREMA) vem consolidando, em apenas seis anos de funcionamento, sua posição como uma Instituição de Ensino Superior de Excelência na Formação em Saúde. O curso de Medicina, único da Instituição, obteve conceito MÁXIMO (nota 5) na avaliação presencial (in loco) realizada pelo INEP/MEC em 2024. Essa nota 5 refere-se ao Conceito de Curso (CC), indicador que expressa a QUALIDADE do Curso ofertado.
Dentro deste contexto, a SUPREMA/TR conquistou uma posição de destaque no cenário Nacional. Para uma IES jovem, os resultados foram excepcionais.
Na sexta-feira, 11 de abril, a Excelência da FCM/TR – SUPREMA foi mais uma vez confirmada com a divulgação de indicadores de qualidade do Ensino Superior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Foram avaliados três importantes indicadores:
Conceito Preliminar de Curso (CPC): reflete a qualidade do curso de graduação oferecido.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos e competências de sua área de formação.
Índice Geral de Cursos (IGC): avalia a instituição de forma mais ampla, considerando os resultados do CPC e do ENADE de todos os cursos avaliados.
Todos esses indicadores são calculados em uma escala de 1 a 5.
No CPC, o curso alcançou conceito 4, com nota contínua de 3,182, posicionando a FCM/TR – SUPREMA como o 4º melhor curso do estado do Rio de Janeiro (3º entre as instituições privadas) e na 86ª colocação nacional entre 309 instituições avaliadas, públicas e privadas.
No ENADE, o desempenho também foi expressivo: com nota contínua de 2,72, o curso obteve conceito 3, ficando a apenas 0,23 da nota 4. Esse resultado coloca a FCM/TR – SUPREMA entre os seis melhores cursos de Medicina criados por meio do programa Mais Médicos, edital nº 6/2014, que autorizou a abertura de 39 novos cursos no país.
O IGC avaliado foi conceito 4, o que demonstra uma média excelente levando em consideração as notas do ENADE e CPC.
O desempenho da Instituição nessas avaliações reflete um trabalho consistente e integrado, com base na qualificação acadêmica, na inovação pedagógica, nos investimentos em infraestrutura e, principalmente, no comprometimento e na Excelência do Corpo docente, da Equipe técnico-administrativa, dos Estudantes e da Direção institucional.
Commenti