top of page

Estudantes da quarta turma de medicina da Suprema Três Rios recebem o carimbo acadêmico


O dia 5 de agosto, primeiro dia letivo do segundo semestre de 2024, foi uma data especial para as alunas da quarta turma da Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – Suprema. No auditório da instituição, foi realizada a cerimônia de entrega do carimbo acadêmico, um marco na trajetória dos estudantes que chegam ao 9º período do curso e iniciam o Estágio Supervisionado em Regime de Internato.

 

A cerimônia contou com a presença do diretor de ensino pesquisa e extensão da FCM/TR, professor Plínio dos Santos Ramos, da coordenadora do curso de medicina, professora Sônia Cristina Leal Leidersnaider e do coordenador do internato, professor Felipe Altino Loçasso.

 

O estágio tem a duração de dois anos (quatro semestres letivos) e congrega atividades com objetivo de contribuir para a formação ampla e integrada dos profissionais da saúde em todos os níveis de atenção: primário, secundário e terciário.

 

Durante o internato, os acadêmicos da Suprema Três Rios participam de atendimentos em diferentes unidades de saúde nos municípios de Três Rios e Paraíba do Sul, sempre acompanhados de médicos preceptores.

 

O estágio constitui um dos componentes centrais da estrutura curricular do curso de medicina, e visa articular a teoria com a prática, buscando a integração da Faculdade ao meio social local e regional. Ao atender os pacientes, o estudante aplica os conhecimentos adquiridos no Ciclo Básico e no Ciclo Clínico do curso, incorpora novos conhecimentos necessários, desenvolve habilidades e atitudes esperadas para o bom desempenho futuro.

 

Na Suprema Três Rios, a cerimônia do carimbo acadêmico representa a chancela da dedicação, do aprendizado, da conduta que os acadêmicos terão com os seus pacientes: o humanismo, a ética e o zelo pela vida daqueles que buscarem o atendimento médico.

 

Para a estudante da Turma 04, Mariana Gonçalves, o ingresso no internato é o momento mais aguardado pelos estudantes do curso de medicina, e o carimbo acadêmico representa a alegria e o orgulho desta conquista, e que deve ser compartilhada com todos que fazem parte desta trajetória.

 

“Primeiramente, é fundamental agradecer a Deus e às famílias de todas as estudantes da turma. O apoio que tivemos foi fundamental para chegarmos até o internato, um marco para nossa trajetória acadêmica. A partir de agora colocaremos em prática tudo aquilo que aprendemos na teoria e nos cenários de prática simulados da faculdade. Teremos a oportunidade para desenvolver ainda mais nossas técnicas e exercitar nossa relação médico paciente. Para mim a medicina é mais do que um trabalho, é uma vocação”, concluiu Mariana.




12 visualizações

Comments


bottom of page